SEJA ATHENA

Inovar em saúde aliando a privacidade de dados, segurança cibernética  com foco na segurança do paciente

PILARES

COLABORAÇÃO

O trabalho em equipe e o compartilhamento de conhecimento são essenciais para criar um ambiente de inovação e crescimento. A participação ativa de cada colaborador e cliente é valorizada, promovendo uma cultura de parceria e confiança.

 

Através da  cultura de colaboração é popossível alcançar:

Maior eficiência

Aumento do engajamento

Melhoria contínua

Redução de erros e incidentes

Redução da rotatividade

Prevenção das não conformidades com regulamentações 

GOVERNANÇA

A conformidade e a responsabilidade na gestão de dados e processos são priorizadas. Transparência, segurança e respeito à privacidade são vistos como pilares essenciais para construir uma base sólida de confiança e assegurar a excelência em todas as ações.

 

Através de uma Governança bem estabelecida e disseminada na organização, promove:

Melhoria Operacional

Privacidade e Conformidade

Controles robustos para otimizar a Segurança do Paciente

INOVAÇÃO

A constante busca por soluções criativas e ágeis é defendida, transformando desafios em oportunidades. O foco está em aprimorar processos e experiências por meio de práticas modernas, gerando impacto positivo e crescimento sustentável.

 

Através de uma perspectiva de inovação, é possível obter os seguintes resultados:

Soluções Criativas

Aprimoramento de Processos

Agilidade

Impacto Positivo e Crerscimento Sustentável

SEGURANÇA

A segurança e a privacidade são fundamentais para a proteção do paciente. Práticas robustas de proteção de dados não apenas previnem vazamentos e acessos não autorizados, mas também constroem confiança.

 

Essa confiança melhora a comunicação e a adesão ao tratamento, elevando a qualidade do atendimento. Ao priorizar segurança e privacidade, as instituições de saúde asseguram um cuidado mais centrado no paciente, reforçando seu compromisso com a excelência.

 

A aliança entre segurança e privacidade, junto à segurança do paciente, promove:

Confiança do Paciente e Reputação para sua Organização

Redução de riscos e custos

Transparência e melhoria na comunicação

Onde está a dor da sua instituição?

Você está blindado contra vazamento de dados de seus pacientes e ataques cibernéticos?

Sua instituição está segura, eficiente e em conformidade?

Sua empresa tem conhecimento sobre todos os desafios de Governança e Cibersegurança que podem ameaçar sua reputação?

SERVIÇOS DA ATHENA

Palestra e Capacitação

Diagnóstico 360° Organizacional

Transformação Ágil e Digital

Governança Estratégica de Vulnerabilidade

Privacidade e lGPD

Cybersecurity para Saúde

Jornada Otimizada de Saúde

Monitoramento Contínuo da Experiência

COMO PODEMOS AJUDAR através de nossos serviços nO CRESCIMENTO DE SUA ORGANIZAÇÃO?

que buscam crescer com segurança, sustentabilidade e excelência na experiência do paciente.

De Análises Clínicas ou de Imagem que buscam eficiência, confiabilidade diagnóstica e crescimento sustentável com governança, segurança e inovação.

Clínicas

 

que buscam crescimento sustentável, aumento de faturamento e fortalecimento da reputação, por meio de inovação e transformação digital segura.

Operadoras e Planos

em busca de crescimento sustentável e conformidade para se fortalecerem diante da competitividade e da verticalização do setor.

+

PROJETOS TRANSFORMADORES

+

mentes inovadoras conectadas na COMUNIDADE ATHENA

+

Experiências ao Vivo para Transformar Profissionais e Líderes

+

PESSOAS IMPACTADAS POR Conteúdo ATRAVÉS DE Webinar, PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, WORKSHOPS, ENTRE OUTROS

BLOG DA ATHENA

O Erro zero não é uma realidade, mas pode ser um caminho…

Um tema recorrente nos eventos de Saúde aos quais participei nas últimas semanas se refere ao uso de indicadores nos diferentes setores da sociedade e a postura mediante ao acompanhamento destes indicadores. Ouve-se com certa frequência diversas comparações da Saúde à Indústria e as “diferenças” são tomadas como motivos para embasar a corrente de pensamento de que na Saúde não é possível cogitar sobre erro zero, pois isso só traria sofrimento aos profissionais.

Longe de mim querer causar alguma crítica à área de Saúde, até porque a autora deste artigo não pertence a ela. Mas o que me traz à reflexão se refere não uma meta inatingível mas talvez a postura frente ao tema. Na realidade o erro zero não existe como resultado por um período muito longo, nem mesmo nas melhores indústrias do mundo. Tendo trabalhado com processos e indicadores por pelo menos 10 anos, percebia que metas muito agressivas de mercado estavam em torno dos 98% ou 99%. O que ocorre é que mediante uma meta agressiva, é necessário um controle maior, o engajamento e atenção dos executores. Problemas ocorrem, mas suas análises também. Há preocupação com o impacto e com as causas, as quais precisam ser bem compreendidas e a trinca causa/ efeito / solução aplicada deve se tornar lição aprendida.

Voltando às comparações frequentemente feitas entre Saúde e Indústria, deve-se pensar que se a natureza da atividade e o conhecimento envolvido são diferentes, mas o impacto de um erro pode aproximá-los se pensarmos em algumas situações como:

– O acidente, no qual envolveram-se dois Boeing 747, um da KLM Royal Dutch Airlines, e outro da Pan American, matou 583 pessoas, sendo o maior desastre aéreo da história.

– De acordo com a BBC Brasil, Brumadinho é maior acidente de trabalho já registrado no Brasil com 179 mortes e 131 desaparecidos.

– Existem grandes acidentes que ocorreram em petrolíferas do mundo todo. Um dos maiores do setor causou derramamento de óleo e explosão , levou a 37 mortes e 23 feridos. Fora todo o derramamento de óleo no mar. Se pensarmos que a tripulação de uma plataforma pode chegar a 100 pessoas, compreendemos que o impacto de um erro é ainda maior.

-De acordo com matéria publicada pela UOL, em 2018, somente aqui no Brasil em 2018, 2,1 milhões de carros foram chamados para recall. A preocupação na matéria era que Menos de 15% dos clientes chamados fez reparo dos carros, que podem causar acidentes graves.

Além destes casos, já pensou no impacto de problemas na distribuição de gás encanados em grandes cidades? De vez em quando ficamos sabendo de alguns acidentes. E os acidentes da área de Engenharia Civil ? A lista de problemas por área é longa e existem inúmeras situações diferentes mas também complexas e que causam grande impacto.

Se analisarmos por este ângulo, o ato de trazer indicadores com metas agressivas não é o problema, é o impulso necessário a buscar melhorias. Quando se propõe o “erro zero” seja ele em qualquer setor, deve-se entender como “vamos alcançar a qualidade a ponto do número de erros chegar a um percentual extremamente baixo”.

O que de fato tem que mudar, pois não combina em nada com melhoria é a busca pelo culpado. O indicador não aponta culpados e não deve ser utilizado para isto. Ele aponta falhas e oportunidades de melhorias em processos e contextos. E isso vale para toda e qualquer área; principalmente os setores que trabalham com alta complexidade. E esta visão tem que ser adotada, absorvida e implantada pela alta direção, pois eles é que serão os comandantes do navio que está partindo rumo à Qualidade.

VOCÊ SABIA ?

Nos últimos três anos o custo médio de uma violação de dados no setor de saúde, considerando apenas healthcare, aumentou em 53,3%, alcançando os USD 10,93 milhões em 2023. 

Segundo o relatório Deloitte Business Agility 2024, quase 70% das empresas colocam a eficiência de custos como prioridade, seguida por produtividade e resultados. Além disso, a eficiência de custos geralmente é reflexo de fatores como maior produtividade e satisfação dos colaboradores.

🚀 Seja ágil e conquiste mais resultados!

A integração da experiência do usuário (UX) com a gestão do conhecimento, garantindo a privacidade, fortalece a segurança do paciente. Um design intuitivo reduz erros operacionais, enquanto o acesso ágil a informações críticas melhora a tomada de decisões. Ao proteger dados sensíveis, cria-se um ambiente de confiança que aumenta a eficiência e a precisão nos cuidados, promovendo a segurança do paciente de forma integral.

Aplique o "Princípio da Minimização" no atendimento. Registre apenas os dados clínicos essenciais e mantenha o controle de acesso dos colaboradores sempre atualizado.